quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Brasília vai sediar II Congresso Nacional do MOPS

Durante três dias a cidade de Brasília irá receber as delegações de vários estados brasileiros que estarão participando do II Congresso Nacional do MOPS, tendo como tema Principal " O MOPS e a Reforma Sanitária Brasileira, Protagonismo para a Gestão Participativa".

O MOPS nasceu de experiências populares seculares na história do povo brasileiro são lutas de índios, negros, migrantes, escravos e marginalizados do sistema político econômico que tradicionalmente exclui grande parte do povo
A caminhada em defesa dos excluídos foi ganhando corpo e daí nasceu em 1979, o Encontro Nacional de Experiências em Medicina Comunitária – ENEMEC, o primeiro aconteceu em Lins SP, terminava um período dos mais duros da ditadura militar implantada pelo golpe militar de 31 de março de 1964. o povo resistia de muita ruim entre a separação entre técnicos e base o próprio nome ENEMEC, entrou em debate, pois não espessava a participação popular.

Em 1981 os participantes do III Encontro Nacional de experiências de medicina Comunitária – ENEMEC, resolveram criar o Movimento Popular de saúde – MOPS como forma de manter ligações e articulação dos grupos que lutavam por saúde a nível popular e de fortificá-los , unindo-os em torno de lutas comunitárias, de forma continuada e articulada nacionalmente.
O MOPS hoje existe de forma organizada em 12 estados; Paraná, Mato Grosso, Goiás, Brasília, Bahia, Maranhão, Piauí, Paraíba, Pará, Alagoas, Sergipe, Bahia. E têm-se contatos nos demais estados.
O Projeto consiste em organizar o II Congresso Nacional do MOPS nos dias 12, 13 e 14 de Março de 2009, precedido de 27 encontros estaduais, em cada estado para escolha de delegados, observadores e delegados que os representarão no evento, com amplo debate sobre a qualificação do controle social e a realização a 1ª Conferência Nacional Ambiental e Agrotóxico.

O Congresso será realizado em Brasília, na CNTI – Confederação Nacional dos Trabalhadores da Indústria, e contará com a presença de 120 pessoas, sendo que serão delegados dos 27 estados, observadores e convidados.

Cada encontro estadual terá a presença de um representante da coordenação nacional, com apoio do Ministério da Saúde.


3. OBJETIVOS

Articular os 27 estados brasileiros para o fortalecimento do MOPS NACIONAL, fazendo controle social adequado e de qualidade, pois ainda vivenciamos um SUS – Sistema Único de Saúde enfraquecido, sendo a participação popular importante neste contexto. Trabalhar os Encontros Estaduais, o II Congresso Nacional do MOPS e a 1ª Conferência Nacional Ambiental e de Agrotóxico.

II Congresso do MOPS

PROGRAMAÇÃO


12/03

10h às 12h * Caravana em Defesa da SUS
Local: Auditório Nereu Matos – Câmara dos Deputados
17h.*Credenciamento e acolhimento dos participantes, observadores e convidados.
18h*Abertura Solene: Presidente República, Ministro da saúde, Conselho nacional de Saúde, Câmara de deputados, Senado, Abrasco, Aneps, CNTI, Cut, Seppir, Ministério Meio Ambiente, Ministério da Educação, MDA - Minsitério de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar e ANVISA.
20h.*Atividade cultural e confraternização


13/03
8h *Mística de Abertura
8:15h *Leitura e aprovação do regimento interno
10h *Mesa Redonda: A importância do MOPS no processo de Reforma Sanitária Brasileira, Draª. Mônica Rodrigues / UFPE, Tereza Ramos (Confederação dos Agentes Comunitários de Saúde), Eymar Vasconcelos / UFPB, rep. Ministério da Saúde, Francisco Júnior / CNS - Conselho Nacional de Saúde
11h. *Debate:
12h. *Intervalo Almoço
14h. *Oficinas de trabalho:
GT - 01 - Fortalecimento da participação popular no controle social;
GT - 02 -Práticas de saberes e cuidados em Educação Popular;
GT - 03 - A sociedade civil no processo de discussão das políticas públicas de Saúde em DST/AIDS;
GT - 04 - Sustentabilidade e manejo ambiental;
GT - 05 - Saúde da População Negra;
GT - 06 - Educação Popular nos Processos de Formação e Educação Permanente
16h. *Plenária: Apresentação das oficinas e encaminhamentos


14/03
8h.* Mística de Abertura

* 8:15h. * Análise de Conjuntura Participativa
9h. * Oficinas de trabalho:
Temas: Avaliação do mops de 1981 a 2008;

* Perspectivas e eixos de atuação;
* Estrutura organizativa;
* Relação do MOPS com governos
10h. * Intervalo lanche
10:15h.
* Apresentação das oficinas e plenária
12h. * Intervalo Almoço
14h. * Mesa redonda: Estrutura organizativa, estatuto e nova coordenação do MOPS Nacional.
15h. * Plenária final
16h. * Encerramento

Informações:

Livaldo Bento (43) 99977887 / 33434085
Simone Leite (79) 88134386
Sílvio (71) 99388362/33058052
Alessandro Monte (79) 88344238 (71) 88412902

E-mail: conamops@hotmail.com